9 de dez de 2014

SESC BELENZINHO - ROTEIRO FRUTAS NATIVAS

A riquíssima diversidade natural do Brasil também se faz presente com árvores frutíferas. Este prazer ficou escondido de boa parte dos brasileiros nos últimos 500 anos. Sabores como o bacuri, buriti, açaí, araçá-boi, grumixama, uvaia e dezenas de frutas alimentavam lendas e estômagos indígenas desde antes da chegada dos portugueses hoje são redescobertas e fazem parte pouco a pouco da culinária.

No dia 06 de dezembro um grupo de 30 pessoas coordenado por Neide Rigo visitaram o Sítio Bello - Paraibuna/SP, onde os participantes conheceram frutas nativas brasileiras num plantio em sistema agroflorestal e fizeram uma trilha dentro de um remanescente de mata. O objetivo  foi despertar no público novas ideias sobre a natureza como potencial fonte de novos sabores e sensações, além daquilo que já está estabelecido e padronizado.


A visita no  sitio foi monitorada por Douglas Bello Químico com mestrado em marketing industrial pelo Mackenzie, atua com a inovação de produtos. Há 13 anos iniciou a pesquisa para desenvolver e divulgar frutas nativas do Brasil, como um caminho para a preservação de espécies provenientes dos biomas da Mata atlântica, Cerrado e Amazônia.
E pelos monitores do Instituto H&H Fauser Suzi, Lucas e Julio.

O almoço foi servido no Mercado da Suzana almoçar em restaurante de comida típica mineira da região.



Site: http://www.sescsp.org.br/programacao/48994_100+BRASIL+FRUTAS+NATIVAS#/content=saiba-mais
Foto: NEIDE RIGO SESC%20BELENZINHO%2006122014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário