26 de nov de 2014

FACULDADE ESTÁCIO – ROTEIRO FRUTAS NATIVAS

No dia 08 de novembro de 2014 o Instituto H&H Fauser recebeu  um grupo de 28 pessoas e 2 coordenadores  da São Paulo da Faculdade Estácio. A visita foi organizada pela professora de Panificação e Confeitaria da Accademia  Gastronômica Juliana Pascal.
A primeira parada do grupo foi no Mercado da Suzana, o grupo tomou um Café da manhã caipira no fogão a lenha, com produtos típicos, com influência do uso de milho e mandioca, na forma de "coma a vontade".



Em seguida foram para a cidade onde fizeram o “city tour, passando pelos principais pontos turísticos da cidade de Paraibuna.


Com uma parada estratégica no Mercado Municipal para compra de produtos típicos da cidade.


Chegando ao sítio foram recebidos pelo proprietário Douglas Bello que falou  sobre o que é o Projeto implantado o Sitio, como foi montado, perspectivas de frutas nativas e seus potenciais e sobre usos e questões relacionadas à sustentabilidade. Conheceram algumas frutas que estavam como amostra, dentre elas a feijoa, a fruta do lobo, araçá boi entre outras.


O passeio teve início pelo viveiro de mudas. Em seguida o grupo foi conhecer as árvores nativas da trilha da Sucupira depois passaram pela Trilha Jaracatiá no Pomar de frutíferas onde puderam experimentar os frutos da época como uvaia e pitanga.


A monitoria foi feita pelo proprietário do Sitio Douglas Bello e pelos  monitores Fernando e Diana  que acompanhou o grupo na propriedade. Para finalizar a visita no Sítio, eles provaram um delicioso suco de frutas nativas.
Para finalizar a visita foram recebidos pelo proprietário Messias no Sitio JM, onde foi servida comida caipira servida no fogão à lenha.



Texto : Elaine Nogueira

Fotos: Fernando Martins e Diana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário