7 de out de 2014

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL VISITA O VALE DA FARTURA IV

 No dia 13 de setembro de 2014, o Instituto H&H Fauser organizou o  Curso de Gestão e Educação Ambiental da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social (CT-EAMS) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), onde estiveram presentes 26 pessoas.
O curso iniciou-se no Sitio JJ  com uma café da manhã preparado pela equipe.


Os integrantes do grupo conheceram as duas propriedades Sítio JJ E Sítio do Bello, onde vem sendo executado o projeto de Turismo Sustentável do Roteiro Tradição e Frutas Nativas da Mata Atlântica.
 No Sítio JJ à monitoria foi feita pela Coordenadora de Projetos Susanne Fauser que explicou a história do sítio e como é feito o processo de fabricação da cachaça, acompanhado por uma funcionária do Sítio. Ao final da monitoria foi aberto um ponto de vendas.



 No Sitio do Bello a monitoria foi feita pelo jovem Pedro Barbosa, acompanhado do responsável pelo proprietário do sítio Douglas e o funcionário Donizete, durante a visita conheceram o viveiro de mudas e conheceram a Trilha Sucupira. 



Para finalizar o período da manhã almoçaram no Sitio JM.


 No período da tarde o Curso aconteceu na cidade, na Casa de Agricultura de Paraibuna com palestra sobre O papel da vegetação na conservação do solo, da água e do clima ministrada por  Rodolfo César - Engenheiro Agrônomo da  CESP. 


Logo após a Bióloga Larissa Neli e o jovem Pedro Técnico em Meio Ambiente, Estudante de Engenharia Ambiental falaram sobre a Prática de Educação Ambiental na formação de multiplicadores do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo –(Jovem do PJ-MAIS) e sobre o projeto “Viveiro Escola Raiz do Aprender” que se tornou instrumento de Políticas Públicas no município.





 Para finalizar o curso foi exibido o documentário “La que noi fomo criado (2014)"  elaborado por "jovens" do Instituto H & H Fauser no âmbito do Programa de Jovens - Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS). 


Texto:Elaine Nogueira
Fotos:Elaine Nogueira e Larissa Neli

Um comentário:

  1. Um dia maravilhoso e instrutivo! Um grande abraço aos palestrantes, monitores e participantes deste evento!

    ResponderExcluir