4 de jul de 2014

 Nos dias 27, 28 e 29 de Junho de 2014 o Instituto H&H Fauser recebeu um grupo de 50 pessoas que fazem parte da  ACACS-SP Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela-São Paulo-Brasil, para treinarem para Caminho de Santiago .
Nesta visita participaram da monitoria os jovens Lucas Rogério e Crislaine, os técnicos Larissa Nelli, Susanne Fauser, Elaine Nogueira e o grande mestre Sr. Otávio Fonseca “contadode causo” da cidade de Paraibuna.
Os Peregrinos chegaram em Paraibuna na sexta-feira  dia 27 de junho a noite e ficaram hospedados no  "Hotel Valle da Fonte"  no Bairro do Cedro.


No dia 28 de junho, sábado de manhã após o café da manhã e um aquecimento, partiram em caminhada  sentido  Alegre - Mirante do Remédio


Depois de 9km de caminhada fizeram um lanche campal e conheceram a Igreja de N. Sra. dos Remédios.


Após um breve descanso merecido, caminharam mais 10km até a Fazenda do Porto.


Para finalizar o dia caminharam mais 1km para jantarem no Sitio JM, no Rancho Fartura,onde o proprietário Messias Rodolfo fez um delicioso jantar com comidas para todos os gostosserviu o prato mais tradicional da cidade “Fogado” e para os vegetarianos preparou uma abobrinha recheada com palmito e creme branco com queijo.






No dia 29 logo cedo após um reforçado café da manhã partiram para mais 6km de caminhada


 Visitaram o Sitio JJ , onde foram recebidos pelo “Jotinha” e pela “Marvada Neide” , conheceram  o Alambique e puderam provar caldo de cana moído na hora.


e  adquiriram vários produtos a base de cana-de-açúcar como cachaça, melado, rapadura e açúcar mascavo .

Depois de muitas compras foram para o Centro da cidade, conheceram a Igreja Matriz, seguiram para o Largo de Mercado e como não poderia deixar de ser provaram o delicioso “Pastel do Manezinho”.
Para finalizar a visita almoçaram no Restaurante Caetê, além da deliciosa comida provaram o suco de Cambuci.

Um agradecimento especial para todas as pessoas e instituições que  ofereceram o seu apoio, em especial a  Secretária de Turismo, o Setor de Obras, o Setor Social, a empresa Bananinha, o Sitio JJ e a Paróquia de Santo Antônio.
O Fim de Semana foi muito elogiado pelos Peregrinos, surgindo desta experiência mais um produto turístico para a cidade: “Caminhadas para conhecer o Chão Caipira” de Paraibuna.

Texto:Elaine Nogueira

Foto:Lucas Rogerio


Nenhum comentário:

Postar um comentário